Aluno da UFG cria grupo na web para organizar caronas

Oferecer carona ajuda a diminuir o número de carros nas ruas e consequentemente os níveis de poluição do ar

Enquanto há cada vez mais motoristas nas ruas, pessoas interessadas em deixar o transporte público de lado e andar de carro, estudantes da Universidade Federal de Goiás (UFG) resolveram fazer diferente.

O estudante Ygor Alberto Terra criou um grupo em uma rede social para organizar caronas para os câmpus Colemar Natal e Silva e Samambaia da UFG. Com a ajuda da internet, tornar-se um caroneiro pode ser fácil e eficiente, já são mais de mil participantes desde que foi criado, em 14 de maio de 2012.

Na prática o carona solidária consiste em fazer com que duas ou mais pessoas que percorrem trajetos iguais ou parecidos usem o mesmo veículo, dividindo os custos “A gente vê que muitos estudantes chegam no campus sozinhos em seus carros. O grupo é para a as pessoas conhecerem quem poderia oferecer uma carona e passam pelo mesmo trajeto e que provavelmente não iriam se encontrar caso não existisse”, destaca Ygor Alberto.

Segundo o moderador do grupo, durante a greve dos motoristas de ônibus que aconteceu no inicio do mês de maio foi possível observar uma maior mobilização das pessoas em ajudar aqueles que não teriam outro meio para chegar até a universidade.

Entre as iniciativas planejadas pelo movimento estão a distribuição de adesivos para os carros de quem se interessar em oferecer carona, um manual para quem vai oferecer carona e a implantação de pontos de carona entre os principais trajetos entre os câmpus da UFG.

É uma atitude que ajuda muito quem está precisando se deslocar e não tem um carro, além disso, há vários pontos positivos também para quem dá a carona, como, por exemplo, a possibilidade de rachar a gasolina, o que, no meu caso, realmente ajuda muito”, destaca Paloma, que está com o carro na oficina, e decidiu recorrer ao grupo também para pedir carona para ir à faculdade.

Economia

Em termos financeiros, uma conta rápida também mostra que pegar carona pode ser uma ideia deveras interessante. Você pode nem notar, mas pode economizar apenas cedendo um lugar no seu carro. Uma pessoa que roda mil quilômetros por mês (em um veículo que circula por 10 quilômetros com 1 litro de gasolina) gasta mais de R$ 3 000 anuais. Isso sem contra os impostos e a manutenção.

O estudante Brenno Perreira é um dos integrantes do grupo “Carona UFG”. Ele paga 15 reais por semana e, caso fosse de ônibus, gastaria mais de 5 reais por dia indo e voltando em duas lotações.

Prática beneficia também o meio ambiente

De acordo com o Detran GO, mais de um milhão de carros circulam pela rua de Goiânia, e o número é crescente. Ao deixar o carro em casa para dividir o transporte com alguém, o motorista está deixando de lançar uma série de poluentes na atmosfera, como o dióxido de carbono. Esse componente está entre os principais responsáveis pelo agravamento do efeito estufa e do aquecimento global.

Fonte : Facomb