Weby shortcut
4884
Final Goianão 2013

Goiás aumenta a coleção de títulos

Time esmeraldino leva mais um e conquista o 24º caneco

 

Luiz Eduardo Kruger

Com o empate em 2 x 2 diante do Atlético Goianiense na final do campeonato goiano de 2013 o Goiás Esporte Clube chegou ao vigésimo quarto título da história do time. A equipe esmeraldina é a que detém mais taças, 24, e tem nove a mais que o segundo colocado, o Vila Nova.

 

Em 2013, o verdão ficou com o bicampeonato, já que também levantou a taça de 2012. No entanto, o maior feito do clube dentro do campeonato estadual foi o pentacampeonato de 1996/2000. Além disso, a maior artilharia de um Campeonato Goiano pertence a um jogador do Goiás. Dill fez 29 gols na edição de 2000 do Goianão.

 

O vigésimo quarto título do Goiás, coincide com o aniversário de 70 anos do clube. Criado em 1943, o Goiás Esporte Clube tem, além dos 24 títulos goianos, dois títulos brasileiros da série B, um vice-campeonato nas Copas do Brasil e Sul-Americana.

 

Goianão

 

O campeonato goiano foi primeiramente disputado em 1944, e contava com apenas com quatro equipes. Atlético, Campinas, Goiânia, Goiás e Vila Nova disputaram esse torneio, e o Atlético Goianiense foi o campeão.

 

Até 1962 a competição era disputada com atletas amadores, mas a partir desse ano houve a profissionalização do futebol em Goiás, e na primeira edição profissional do campeonato goiano, quem levou o título foi o Vila Nova.

 

Além de Goiás, Vila Nova e Atlético, Goiânia, CRAC, Anápolis, Goiatuba e Itumbiara já foram campeões estaduais. A lista dos campeões pode ser conferida aqui.

 

Com o fim do campeonato de 2013, A Federação Goiana de Futebol (FGF) se volta agora para o campeonato goiano da divisão de acesso. A divisão de acesso garante duas vagas na primeira divisão do estadual 2014.

 

 

Fonte : Facomb

Categorias : Esporte Esportes Sports

Listar Todas Voltar