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Nunca é tarde para começar

 

Exercícios físicos na melhor idade mostram como é possível viver com a mente e o corpo ativos e a autoestima nas alturas

 Liliane Bueno

Está mais do que comprovado que os idosos obtêm benefícios da prática de atividade física regular tanto quanto os jovens. Com o avanço da idade, há uma redução da capacidade cardiovascular, da massa muscular, da força e flexibilidade musculares. Portanto, a prática de exercícios visa promover mudanças corporais, melhorar a autoestima, a autoconfiança e a afetividade, além de aumentar a socialização.

Para Geruza Alves, assistente social e responsável pelo Projeto Grupo Social com Idosos – Vida Plena do SESC, a conquista da autonomia e independência por parte dos idosos é um dos maiores resultados. “Um dos nossos objetivos é favorecer na participação social desse idoso por meio da autonomia e hoje já temos muitos depoimentos de pessoas que, depois de desenvolverem atividades conosco, conseguiram trabalhos ou até mesmo se envolveram em outras iniciativas fora do SESC”, relata a assistente social.

Geruza também destacou as vantagens dessas atividades para a autoestima dos idosos e Celiza Abadia Nogueira é um bom exemplo disso. Com 65 anos, entrou em depressão após ser aposentada por invalidez. Mudou-se de Jaraguá para a Goiânia para tratar um câncer e foi quando descobriu o projeto voltado para idosos.

Dona de uma beleza encantadora, Celiza foi logo dizendo que amava estar ali: “Melhorei 100%”, conta animada. A aposentada participa há dois anos do grupo e, dentre as atividades físicas, revela a preferência pela hidroginástica: “gosto dos movimentos, fico com o corpo leve, rebolo”, se solta em meio a risos.

Para Polyana Andrade, professora de Educação Física no Vida Plena, a atividade física ultrapassa a questão física: “A maioria dos nossos idosos procura as atividades por questões sociais e psicológicas e as melhoras físicas são consequências”, afirma ela. Polyana conta que todas as práticas são voltadas para o coletivo e que os exercícios são direcionados para a idade e para os tipos de limitação que os idosos normalmente apresentam.

 

Confira algumas dicas sobre cuidados antes da prática de exercícios físicos e sobre como ter uma alimentação equilibrada.

 

Fonte : Facomb

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