Weby shortcut
4884
My Dog Sighs personaliza lixo urbano em pequenas obras de arte e as espalha pelas ruas de Londres

Artista inglês transforma latas descartáveis em arte

My Dog Sighs personaliza lixo urbano em pequenas obras de arte e as espalha pelas ruas de Londres

O artista inglês que adota o codinome My Dog Sighs ficou famoso por adicionar um conceito inusitado de interação entre obra de arte e espaço urbano. Na tentativa de criar arte de rua de uma forma diferente do grafite, My Dog Sighs começou a coletar latas descartáveis nas ruas de Londres para transformá-las em pequenas obras de arte. Depois de prontas, o artista plástico espalha suas obras pela cidade, buscando resignificar a relação dos habitantes da cidade com o lixo encontrado nas calçadas.

A ideia do projeto, chamado 'Walk by me, ignore me, forget you ever saw me' (em tradução livre Passe por mim, me ignore, esqueça que já me viu), surgiu após o envolvimento do artista com o projeto Free Art Friday. My Dog Sighs passou 10 anos produzindo obras que eram expostas por todo o Reino Unido nas ruas. A ideia do projeto é dar liberdade aos observadores de poder mudar a obra de lugar ou de até mesmo tomar posse delas.

Os altos custos de produção levou My Dog Sighs a procurar materiais mais baratos para produzir as obras que iam ocupar os espaços públicos. Por que latas? Segundo o artista, utilizar materiais perdidos ou abandonados ressalta a relação de fragilidade entre observador e objeto quando esses produtos descartáveis ganham 'alma'.

O artista personaliza as latas com rostos humanos. Nas faces pintadas encontram-se expressões melancólicas e angustiantes, que, segundo ele, expressa o dilema enfrentado por quem encontra as obras pela rua: o poder de se apropriar em oposição ao desejo de proteger o pequeno homem de lata.

 

Listar Todas Voltar