Weby shortcut
4884

Software Público Brasileiro visa o desenvolvimento tecnológico nacional

 

Iniciativa oferece plataformas para empresas, órgãos públicos, e pessoas de todo o Brasil, bem como a oportunidade de desenvolver e disponibilizar softwares

 

Filipe Andrade

Desde 2007, Brasil desenvolve o Software Público, ou SPB – Software Público Brasileiro. O projeto é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento e a Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep).

A iniciativa, segundo o Ministério do Planejamento, tem como objetivo integrar desenvolvedores, usuários e prestadores de serviços, além de estimular empresas brasileiras a trabalharem com softwares nacionais e possibilitar uma maior inovação tecnológica independente.

Atualmente, são mais de 170.000 usuários cadastrados e 67 softwares disponibilizados, de acordo com Luis Felipe Costa, coordenador geral de inovações tecnológicas da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento.

Ainda segundo o coordenador, qualquer empresa, órgão ou pessoa pode se cadastrar no projeto, por meio do site, e, obviamente, ter acesso aos programas ou disponibilizar um novo programa. Entre as plataformas oferecidas no portal há, por exemplo, o e-cidade, direcionado para gestão municipal, com ferramentas específicas para a área financeira, tributária e de saúde.

Se a necessidade é de transmissão de áudio e vídeo, incluindo processamento e distribuição de sinal digital para internet e intranet, ao vivo ou para download, a solução é Minuano. Já o i3Geo é um software para internet com foco na disponibilização de dados geográficos e um conjunto de ferramentas de navegação. E esses são apenas alguns exemplos.

De acordo com dados do portal Software Público, a iniciativa é segura, porque possibilita o acesso ao código fonte do programa.  Programas com código aberto atendem ao princípio da transparência e permitem auditoria completa. Torna possível a retirada de trechos duvidosos, falhas perigosas ou até mesmo backdoors (forma mal intencionada de deixar no programa um caminho de invasão escondido, sem despertar a desconfiança do usuário) e, como consequência direta, traz mais segurança.” 

 

Como adquirir um Software Público?

1) Realizar login em www.softwarepublico.gov.br;

2) Escolher o software desejado e “Juntar-se”;

3) Acessar a página da comunidade e realizar o download na aba “Armazenagem de Arquivos”;

4) Caso tenha alguma dúvida sobre a instalação ou sobre o uso do software, poste no fórum.

Categorias : Ciência e Tecnologia

Listar Todas Voltar