Weby shortcut
4884

Instagram causa polêmica

Usuários da rede social se revoltam ao lerem o novo termo de uso que propõe a suspensão de seus direitos

Desde abril de 2012 o Facebook é o dono do aplicativo Instagram. Inicialmente a compra não causou grandes mudanças para os usuários da rede social de fotos, mas graças a um novo termo de uso, as mudanças começaram a aparecer.

 

A nova política foi anunciada em dezembro do ano passado e marcada para entrar em vigor em 16 de janeiro deste ano. De acordo com ela, o Instagram passa a ter o direito de usar todas as fotos publicadas nele para fins comerciais. Isso inclui tanto o uso das imagens em campanhas publicitárias, quanto a sua comercialização para terceiros.

 

Em declaração oficial feita no blog do Instagram, a empresa revelou que a nova conduta é uma tentativa de aproximar as duas redes (Instagram e Facebook), permitindo o compartilhamento de imagens entre os dois. Ainda sobre as mudanças, o Instagram afirmou que isso é fruto do crescimento da rede e apenas uma tentativa de manter a qualidade do serviço prestado.

 

Muitos usuários se mostraram indignados ao ler a nova política da rede. O item que mais causou controvérsias no novo termo foi o que retira o direito do usuário de ter qualquer ganho financeiro caso suas imagens sejam utilizadas. Amanda Tallita, estudante, declarou que caso realmente fosse preciso abrir mão de seus direitos quanto à utilização das imagens publicadas, estaria pronta para abandonar o aplicativo.

 

Em comunicado oficial, o Facebook declarou que as fotos não serão vendidas para que outras empresas as usem em outros endereços. Kevin Systrom, cofundador do Instagram, declarou que não tem o objetivo de usar as imagens dos usuários para anúncios da marca e lamentou que o texto da nova política desse a entender isso. Como abriam espaço para uma interpretação, ao que parece, equivocada, os parágrafos que tratam sobre a comercialização das imagens serão retirados do termo, de acordo com Systrom.

 

 

Camilla Rocha

Fonte : Facomb

Categorias : Tecnologia Mídia

Listar Todas Voltar