Crianças se conectam à internet cada vez mais cedo

Pesquisas revelam que as redes sociais são os sites mais acessados por jovens no Brasil

Ana Letícia Santos

Com intuito de mapear como as crianças e adolescentes estão utilizando a internet no Brasil, o Comitê Gestor da Internet no Brasil, CGI, realizou uma pesquisa com jovens e pais de todas as regiões do país. Os resultados da pesquisa TIC Kids Online Brasil mostraram que 70% dos jovens entre 9 e 16 anos têm perfis em redes sociais e 68% usam a internet para navegar em redes sociais.

De acordo com o levantamento, a maioria das crianças também afirma mentir a idade nas redes sociais. Um dos motivos para isso pode ser a proibição do Facebook para menores de 13 anos.

O problema desse acesso à internet cada vez mais cedo é o perigo existente nesse meio. De acordo com os dados divulgados pelo CGI, 10% dos pais entrevistados afirmam que não têm controle algum do que os filhos fazem online. Apenas 38% dos entrevistados afirmaram ter noção de todas as ações que os filhos realizam na web.

Além de fazer pesquisas para trabalhos escolares, Renata de Almeida, mãe de Maria Eduarda, 9 anos, conta que a filha tem o hábito de jogar nos sites de desenho da internet. “Minha filha ainda não utiliza as redes sociais porque está muito nova para lidar com toda a exposição que elas apresentam”, declara Renata. Na opinião de Renata, as crianças de hoje em dia têm muita desenvoltura para lidar com computadores e não têm malícia suficiente para saber com o que estão lidando. Por esse motivo, a filha só tem autorização para utilizar o computador acompanhada de algum adulto.

Segundo a psicóloga Simone Zilli, os pais devem orientar e sempre acompanhar os seus filhos enquanto eles utilizam o computador. “A orientação é o mais importante. Muitos pais não estão em casa enquanto os filhos usam a internet, e é por isso que devem conversar com eles explicando as armadilhas que eles podem cair e dando exemplos de casos que já aconteceram”, afirma a psicóloga. Além da orientação, sempre que puderem os pais devem estar de olho nos sites mais visitados pelos filhos e com quem eles mantem contatos nas redes sociais.

Acesso à internet no Brasil

De acordo com pesquisas feitas pelo Ibope Media, o total de pessoas com acesso à internet no Brasil, no terceiro trimestre de 2012, foi de 94,2 milhões. Esse número considera as pessoas de 16 anos ou mais de idade com acesso em qualquer ambiente (domicílios, trabalhos, escolas, lan houses, dentre outros), além de crianças ou adolescentes, entre 2 e 15 anos, que acessam a internet em suas casas.

A iniciativa de incluir o acesso domiciliar do público de 2 a 15 anos no número total de internautas foi proposta pelo Interactive Advertasing Bureau, IAB Brasil, com o objetivo de se obter uma compreensão mais abrangente do mercado de internet do Brasil, já que o uso de computadores e o acesso à internet feito por crianças nessa faixa etária são cada vez maiores.

Relatório completo da pesquisa

Fonte : Facomb