construção civil

Pesquisa viabiliza solução simples para a reciclagem de resíduos de construção

Projeto que propõe o uso de sacos de cimento e cal para a fabricação de argamassa foi desenvolvido por estudantes de graduação e especialização da Escola de Engenharia Civil da UFG

Por Marina Celestino

A construção civil se configura, atualmente, como uma das mais importantes atividades para o desenvolvimento econômico e social do país, promovendo grande giro de capital e alta geração de empregos. Por outro lado, segundo pesquisas recentes, os resíduos das atividades de construção e demolição (como latas de tinta, sacos de cimento e tábuas) são responsáveis, em média, por 50% a 70% do total de lixo gerado em grandes centros urbanos brasileiros. Dentro da gama de entulho e resíduos produzidos pelas construções estão os sacos de cimento e de cal, que mesmo sendo considerados materiais recicláveis, têm o mesmo destino de outros resíduos, que são os aterros sanitários.

Incomodado com o volume de sacos de cimento e cal depositados em uma obra da construtora de sua família, e com a dificuldade para encontrar empresas que recolham esse material para reciclagem, o estudante de especialização da Escola de Engenharia Civil Cláudio Cintra teve uma ideia simples, mas revolucionária: reutilizar os sacos para a fabricação de argamassa, que seria usada na própria construção.

Além de constatar que é possível produzir argamassa de assentamento com fibra de celulose proveniente de embalagens de cimento e cal, o processo provou ter grandes vantagens quando comparado ao convencional. Segundo a professora Helena Carasek, que coordenou a pesquisa feita pela EEC, o processo é muito viável: "A viabilidade da argamassa melhorada com fibra de celulose dá-se em âmbito econômico, ambiental e no próprio desempenho da obra, que sofre vantagens. A adição de fibra na argamassa garantiu uma redução do custo dos materiais de cerca de 27% em relação a argamassa de comparação e chegou a ter 17% de superioridade no desempenho".

Essa argamassa melhorada pode solucionar o grave problema de destinação dos resíduos da construção civil, sendo inclusive, mais ecologicamente correta que a reciclagem, uma vez que é produzida na própria obra, sem a necessidade de transporte e gasto de combustível para essa finalidade. projeto de reuso de sacos de cimento e cal pode também auxiliar como uma solução para a a Lei 12.305, que entrará em vigor em 2014 de acordo com o Plano Nacional de Resíduos Sólidos e prevê a extinção de lixões a céu aberto e a proibição de deposição de materiais recicláveis nos aterros sanitários.