Mapa colaborativo na rede promove interatividade

Plataforma virtual permite que usuários modifiquem o ambiente real. Projeto é aprimorado por meio de parceria entre três universidades federais

por Laura de Paula

Já pensou em contar histórias, mostrar fotos, sugerir visitas em locais tombados pelo patrimônio histórico e cultural? O Wiki na Rua permite que você disponibilize tudo isso em um só lugar. Trata-se de uma rede social que utiliza dispositivos móveis, como celulares, para conexão entre redes. A tecnologia de Realidade Urbana Aumentada (RUA) foi desenvolvida na Universidade de Brasília. Depois, formou-se um consórcio entre a UnB, Universidade Federal de Goiás (UFG) e Universidade Federal do Piauí (UFPI) para o aprimoramento da plataforma.

O software propõe que cada brasileiro modifique o contexto urbano onde vive. É a interatividade possibilitando inserir imagens, textos, animações, sons, vídeos em um mapa virtual do Brasil: a cartografia colaborativa. Para isso, é preciso se cadastrar no site e tornar-se membro do projeto. Depois, participe e colabore à vontade.

“É a utilização de uma série de informações capazes de ampliar repertórios de quem está na rua. A ideia é que as pessoas acessem e tomem conhecimento de elementos de onde estejam, desde de padrões históricos, informações técnicas sobre aquela localidade até o depoimento de alguém que tenha estado naquele momento e fez uma foto, um vídeo, elaborou um conto”, explica Cleomar Rocha, coordenador do Media Lab da UFG, universidade parceira do projeto.

Por meio do celular, por exemplo, é possível visitar uma exposição de arte registrada no Wiki na Rua. Você aponta o celular na direção do local e o aplicativo indica rotas para chegar ou outras exposições que estejam acontecendo. Se o usuário possui conta no portal Wiki na Rua, o aplicativo também permite que ele adicione pontos e escreva sobre locais de sua cidade. “É um projeto de excelência’’, conclui Rocha. Curioso, não? Acesse Wiki na Rua e tenha um mapa de possibilidades à sua disposição.

Fonte : Facomb