Weby shortcut 1a5a9004da81162f034eff2fc7a06c396dfddb022021fd13958735cc25a4882f
4884

Verdades ocultas ou mentiras escancaradas?

O Esoterismo busca auxiliar os seres humanos em seus dilemas, por meio de conhecimentos enigmáticos.

 Adriane Rocha

Astrologia, cafeomancia, ciganos, numerologia... É difícil encontrar alguém que nunca tenha ouvido falar de algum desses itens, mesmo não acreditando. Todos esses elementos se encaixam no esoterismo que consiste em um conjunto de leis que regem todo o universo, ligando ao mesmo tempo o natural com osobrenatural.

O homem sempre sofreu uma angústia de tentar entender sua origem.  Essa "angústia" é o resultado do reconhecimento de suas limitações diante das forças naturais, que também o levaram a questionar sobre sua finitude, equais  leis  governam o universo. A tais questões nunca encontrou respostas satisfatórias, objetivamente. Mas, para aliviar a consciência, o homem passou a utilizar-se da fé, e das explicações místicas, que esclareceriam os mistérios que cerca a vida terrena.

Adriano Correia, professor de filosofia da UFG, acrescenta uma explicação do porque apesar de atualmente vivermos em um mundo que busca a racionalidade, ainda subsistem com tantos adeptos o misticismo. “O esoterismo cumpre uma função social, de fornecer tranqüilidade, estabilidade, ilusão de previsibilidade e conforto espiritual. As pessoas tentam se organizar para sofrer menos, se agarrando no que podem, pra poder pelo menos se livrarem da angústia da indefinição do futuro.”

Para o professor, a filosofia mesmo tendo nascido atrelada a mitologia grega, conseguiu se desvincular dessas crenças e construir um pensamento racional, “A filosofia lida com problemas análogos com os quais lida o esoterismo, só que as respostas dadas pela filosofia não são da mesma natureza e mais ainda, a filosofia tem como uma de suas virtudes desconfiar de suas próprias respostas e o esoterismo se permite dizer qualquer coisa.”

O outro lado

 Marja Monteiro, é taróloga eMarja Monteiro, astróloga e taróloga em seu consultório astróloga há mais de 20 anos. Teve seu primeiro contato com o misticismo ainda na infância, mas foi aos 28 anos que decidiu estudar o tema. “Eu não tinha noção de nada, sabia que existia um conhecimento oculto e achava que era para pessoas especiais, porque não tínhamos acesso. Não podia nem falar essas coisas, ainda mais eu que vim de uma família extremamente religiosa.”

Preconceito é uma palavra que surge de imediato quando falamos em esoterismo e Marja confirma, “Existe, porque as pessoas não procuram conhecer. Quando você estuda astrologia, é preciso estudar história, filosofia, psicologia, antropologia, astronomia, física quântica, matemática, etc. Mas é um conhecimento um pouco cognitivo. Quando começa a estudar é como uma cortina que vai se abrindo e as coisas vão vindo.”

A astróloga conta também que muitas pessoas procuram seus serviços por outras razões e não necessariamente ver o futuro. “É preciso ter bom ouvido para escutar. Às vezes a pessoa vem e não quer nem jogar, ela só está precisando desabafar, mas quando percebo que a pessoa está numa situação de dificuldade emocional muito intensa eu até sugiro procurar um psicólogo.”

Para Marja “A função do oráculo não é fazer que a cartomante acerte o que ela falou, mas dá a opção que a pessoa enxergue as coisas. Tem certos eventos na vida que podemos evitar, outros administrar e alguns você pode apenas se preparar pra passar de uma forma mais tranqüila.”Ela não nega que as histórias de todos os seres humanos são basicamente as mesmas, “todos tem problema emocional, material, afetivo, na família, só muda o grau de intensidade.”

Muitas são as formas de buscar as verdades ditas ocultas. Tarôs, runas, baralhos, leitura da mão... Todas são formas de possivelmente ter acesso ao outro mundo, e às revelações sobre o passado, presente e futuro, que só são reveladas aos “escolhidos”. A eles cabe o papel de interpretar e orientar aos demais. Mas ver os números da mega-sena até hoje não se tem noticia de vidente nenhum que tenha conseguido.

 

Leia mais: Video mostra curiosidades da Cafeomancia.

Fonte : Facomb

Listar Todas Voltar