Jovens Jornalistas - FIC UFG
libras

Educação ainda exclusiva

Formação de professores e adpatações arquitetônicas são desafios a serem rompidos a fim de se ter uma educação mais inclusiva

Por Frederico Oliveira

A educação é um direito partilhado por todas as pessoas. Ao menos é assim que prevê a Constituição Federal, o Estatuto da Criança e do Adolescente e diversas outras leis infraconstitucionais. Entretanto, na prática, ainda há muito a ser realizado para alcançar uma educação verdadeiramente inclusiva. A formação dos docentes, por exemplo, ainda é deficitária.

Mariana Moreira faz o 7º período da Licenciatura em Biologia. A sala de aula já é rotina na vida dela. Após alguns semestres da prática de estágio obrigatória, agora ela é professora numa escola pública perto da casa. Apesar deste tempo de prática, ela afirma que não sente-se preparada para ensinar a alunos portadores de necessidades especiais. De acordo com a professora, não há, atualmente, disciplinas voltadas para as espeficidades da educação inclusiva.

Edna Misseno

Edna Misseno: Libras é o desafio mais fácil de romper

Até mesmo o ensino de Libras não está presente na atual grade do curso, que está em processo de mudança e, em 2014, já deve estar alterada. A solução então, para alunos como Mariana, está em buscar aprender a língua em disciplinas de Núcleo Livre como a ministrada pela professora Edna Misseno.

A docente da Faculdade de Educação da UFG, Edna Misseno, afirma que o não só o ensino de Libras, mas muitas outras situações devem mudar. A adaptação arquitetônica dos prédios a cadeirantes e deficientes visuais é um exemplo. No campus Samambaia da UFG, reformas com o objetivo de colocar um calçamento adequado a deficientes visuais e elevadores para pessoas com mobilidade reduzida são obras que estão em andamento. Falta, porém, indicações em braile na maioria dos prédios.

Uma boa notícia a ser observada é que o núcleo livre de Libras é um dos mais concorridos da UFG. Fato que demonstra que a preocupação com a inclusão do deficiente físico e mental é um alvo buscado por muitos.

Inclusão e cidadania

Ensino de Libras ainda é deficiente

Fonte: Facomb

Categorias: Educação Cidadania