Um mergulho no mundo séries de televisão

As séries de televisão são um dos formatos de maior sucesso de um dos principais veículos de comunicação atuais. Produzem lucros gigantescos aos produtores e arrastam fãs por todo o mundo, saiba um pouco sobre a história dos seriados

Jéssica Gonçalves

A televisão é um dos veículos de comunicação de massa mais bem sucedidos da história, mudou costumes, ideais, transformou e transforma a realidade social e forma de ver o mundo. Os programas de TV são divididos em vários formatos, um dos mais bem sucedidos, principalmente na TV norte-americana, é o seriado, ou série de TV. As séries surgiram ainda na primeira metade do século XX e ainda fazem parte da programação de canais de televisão abertos ou pagos e são responsáveis por grande parte dos lucros dos canais.

No Brasil, a produção de seriados é pequena, principalmente por conta do sucesso do modelo de novelas. Uma das séries de maior sucesso no país foi Malu Mulher, exibida entre 1979 e 1980. Outros como Sai de Baixo, A Diarista também tiveram êxito. Atualmente a de maior sucesso é a Grande Família, exibida há mais de uma década.

As séries são dividas em temporadas, em média cada uma tem 15 capítulos, de 20 a40 minutos. Existem várias categorias, a maioria se baseia em dramédias, ou em investigações criminais. O formato Sitcom é um dos mais conhecidos, são as séries de comédia, com episódios curtos e acompanhados de uma platéia, real ou não, Friends é um grande exemplo de Sitcom de sucesso, a série exibida entre a década de 90 e 2000, teve 10 temporadas. Séries baseadas em rotinas médicas também são uma fórmula de sucesso, Plantão Médico (ER), por exemplo, teve 15 temporadas e foi assistida por milhares de pessoas em todo mundo. Séries destinada ao público adolescente, como Barrados no Baile, Dawson’s Creek, The O.C, Smallville, One Tree Hill (Lances da Vida), Verônica Mars também fizeram história.

De acordo com o Guinness Book (Livro dos recordes), a série S.O.S Malibu (Bavwatch) foi a série mais assistida em todo  o mundo. O show chegou a ser assistido por 1,1 bilhão de pessoas na mesma semana, em mais de 140 países. O seriado teve 11 temporadas, tornou a atriz Pámela Anderson conhecida mundialmente e criou estereótipos copiados até hoje.

Os canais de TV abertos no Brasil preferem importar séries, principalmente dos Estados Unidos, maior produtor do formato.  Apesar do sucesso das séries estadunidenses, a série de maior sucesso no Brasil foi produzida no México, se trata da comédia “Chaves”, produzida entre 1971 e 1992 e exibida até hoje. Seriados como ‘Um maluco no pedaço’, ‘Todo mundo odeia o Chris’, ‘Eu, a Patroa e as crianças’, Família Dinossauro se tornaram populares na tv aberta brasileira. Na última década, séries como Smallville, Lost, 24 horas, CSI – investigação criminal, The OC também conquistaram inúmeros fãs.

Com a imensa produção anual, atualmente as séries não são muito duradouras, em média um seriado com audiência razoável dura de quatro a cinco temporadas. As de maior sucesso podem ter até 10 temporadas, como é o caso de Desperate Housewives, que exibe em 2012 sua décima e última temporada.

As séries mais longas

A grande maioria das séries produzidas atualmente não passa da 2ª temporada, mas no século passado, alguns shows chegaram a ser exibidas por mais de 30 anos, como é o caso de Dallas. A série produzida entre 1978 e 1991, tem 365 episódios e faz parte da história da televisão norte-americana.

A maior série já produzida, com exceção das séries de desenho, foi a Gunsmoke, ao todo 633 foram produzidos no melhor estilo Western, símbolo das produções audiovisuais estadunidenses das décadas de 1950 à1970. Asegunda série com maior número de episódios foi “Lassie” (1954-1975), que contava a história da cadela que da nome ao show, 588 episódios foram  produzidos .

As mais assistidas

De acordo com o The Hollywood Repórter, a série mais assistida da última década foi Friends, que somou uma audiência de 52.5 milhões de espectadores.  ER, Grey’s Anatomy e Everybody Loves Raymond também figuram nesta lista.

Em 2011, a série roteirizada com o maior número de audiência foi a NCIS, produzida pelo canal CBS, The Mentalist, Criminal Minds e CSI firguram entre as mais assitidas também. Entre as décadas de 1960 e 1980, Batman e Robin, A Feiticeira, Esquadrão Classe A, Chips, Macgyiver - profissão perigo, Jiraya figuraram entre as séries mais assistidas. Veja a lista completa: As mais assistidas em 2011.

Fonte : Facomb